Mensagem de boas-vindas

É um enorme privilégio dar-vos as boas-vindas ao II Congresso de Urgência e Emergência do Alto Tâmega e Barroso – Emergência sem Fronteiras. I Congresso Ibérico. 

Decorrerá na cidade de Chaves, nos dias 27 e 28 de setembro de 2024. Tratando-se do II Congresso, será um evento que prima, não só pela continuidade, mas também pela qualidade e atualidade.

O objetivo central do evento é a partilha e atualização de conhecimentos, discutindo temas atuais sobre a urgência e emergência, contemplando a atuação das diversas categorias profissionais envolvidas. Prometemos um congresso de elevada qualidade em diversas vertentes, para isso, contamos com palestrantes de excelência especialistas na área.

O programa abrange grandes e diversificadas áreas da urgência/emergência, catástrofe e pediatria. Teremos cursos pré-congresso, mesas redondas, casos clínicos e simpósios, que proporcionarão oportunidades de excelência para a aprendizagem.

Porquê Ibérico?  Porque pretende proporcionar um espaço de debate e troca de experiências entre Espanha e Portugal, no que se refere á abordagem do doente crítico em vários cenários. Será uma oportunidade única para reunir profissionais de saúde dos dois países na partilha do saber e no fortalecimento de relações profissionais e pessoais, permitindo-nos aprender com a experiência vivida e construir conhecimento. 

Desejamos que este evento seja um espaço de debate e de troca de experiências, acrescentando conhecimento, contribuindo assim para uma prática de excelência no atendimento do doente crítico.

Data

27 e 28 de Setembro de 2024

Localização

Centro Multiusos - Aquanature Palace

Travessa Cândido dos Reis, 5400-163 Chaves

Clique aqui para aceder à localização no Google Maps

Programa

Quarta-feira - 25/09/2024

Cursos pré-congresso


Quinta-feira - 26/09/2024

Cursos pré-congresso


Sexta-feira - 27/09/2024

8:30h-12:30h - Cursos pré-congresso e apresentação de comunicações orais

14:00h - Sessão de abertura

14:30h-16:00h – SERVIÇOS DE URGÊNCIA: PORTUGAL/ESPANHA

16:00h-16:30 – Coffee break 

16:30h-17:00h – Simpósio

17:00h-18:15h – EMERGÊNCIA MÉDICA PRÉ-HOSPITALAR – INEM/061


Sábado - 28/09/2024

9:00h-10:30h – SITUAÇÃO DE EXCEÇÃO - ACONTECEU E AGORA?

Organização e planeamento em catástrofe 

Triagem multivítimas (Mass casualty

Transporte do doente crítico 

Aspetos ético legais 

10:30h-11:00h – Coffee break

11:00h-12:45h – ABORDAGEM DO DOENTE POLITRAUMATIZADO EM ESTADO CRÍTICO (pré-hospitalar e sala de emergência)

Hot topics em trauma 

Abordagem do traumatismo craneo-encefálico

Potencial dador de órgãos 

14:00h-14:30h – Simpósio

14:30h-16:10h – EMERGÊNCIAS MÉDICAS

Reanimação hemodinâmica e resposta a fluidos no doente crítico 

Os cuidados de enfermagem ao doente crítico 

16:10h-16:30 – Coffee break

16:30-17:45 – O DOENTE PEDIÁTRICO EM ESTADO CRÍTICO 

Especificidades em neonatologia

Os cuidados em enfermagem à criança gravemente doente

17:45h – ENTREGA DE PRÉMIOS E ENCERRAMENTO

20:00h – JANTAR DE ENCERRAMENTO

Destinatários

Médicos, enfermeiros, técnicos de emergência pré-hospitalar, bombeiros e outros profissionais de saúde

Custo da inscrição

O custo da inscrição depende da modalidade da mesma.

Se pretender inscrever-se no apenas no congresso, o custo é de:

Caso pretenda inscrever-se no congresso e nos cursos pré-congresso, deve consultar as condições clicando aqui.

Validação da inscrição

A validação de inscrição está descrita na plataforma de inscrição. Receberá esta informação no e-mail que indicar na inscrição.

Certificação

A certificação de presença no congresso será efetuada pelo Centro de Formação da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A certificação de presença nos cursos pré-congresso será da responsabilidade das entidades que os vão realizar.

Comissão Organizadora

Ana Maldonado

Anabela Pimenta

Carla Barroso

Carlos Chaves

Cesáreo Álvarez

Cristiana Sousa

Daniela Azevedo

Daniela Vassal

Gisela Cardoso

Guilhermina Agulla

Isabel Rodrigues

Maria Luís Domingues

Miguel Dias

Mónica Vieira Cid

Mónica Gonzalez

Nuno Pires

Ricardo Ribeiro

Sofia Bernardino

Comissão Científica

Anabela Pimenta

António Sousa

Carla Barroso

Cristiana Sousa

Cristina Imaginário

Fernanda Queiroga

Marta Rodrigues

Maria Luís Domingues

Miguel Dias

Nuno Pires

José Lage

Olívia Cardoso

Ricardo Ribeiro

Sandra Tavares

Sara Ribeiro

Teresa Magalhães 

Vitor Machado



Lotação

Limitada ao número de lugares do auditório.

Submissão de resumos

Os resumos devem ser submetidos através da resposta ao questionário (click aqui)


Regulamento dos resumos

Pode consultar, seguidamente, as condições gerais sobre a submissão dos resumos.


Condições obrigatórias e cumulativas para submissão de resumo:


1. O tema é referente a urgência/emergência.


2. O resumo é original.


3. O resumo está redigido em português.


4. O resumo não se encontra publicado ou em apreciação, na íntegra ou em partes, em outro evento científico,  revista científica, livro de atas ou capítulo de livro.


5. O texto do resumo não tem plágio e cumpre com as regras de referenciação e citação.


6. O resumo descreve com precisão o cumprimento de todos os aspetos ético-legais para realização da investigação.


7. Não haverá direito a revisão do resumo por parte do(s) autor(es) depois da submissão do mesmo.


8. Compete à comissão científica a decisão da devolução dos resumos para correções pontuais. 


9. O(s) autor(es) será(ão) notificado(s) por e-mail da aceitação ou recusa do resumo para envio à Comissão Científica, da aceitação ou não aceitação pela Comissão Científica e do tipo de aceitação (para comunicação oral ou póster).


10. Caso o resumo seja aceite (para comunicação oral ou póster),  o(s) autor(es) declara(m) aceitar a publicação do resumo em livro de atas (em formato eletrónico com atribuição de ISBN), que será publicado em https://www.apsat.pt.


11. Caso seja aceite a apresentação de comunicação livre ou póster, o(s) autor(es) declara(m) aceitar elaboração a comunicação oral ou póster de acordo com template a fornecer pela organização.


12. Caso seja aceite a apresentação de póster, o(s) autor(es) declara(m) aceitar a publicação do póster na página https://www.apsat.pt.


13. Todos os autores têm que estar inscritos e ter a inscrição validada à data de submissão do presente resumo.


14. Os autores que sejam palestrantes convidados do presente evento estão dispensados do previsto no ponto 13.


15. Na eventualidade dos autores pertencerem à comissão organizadora ou à comissão científica deste evento, o resumo não é candidato a prémio.


16. Podem integrar a elaboração do resumo um máximo de 5 autores.


17. A todos os autores será emitida declaração de elaboração de resumo.


Data limite para submissão de resumos:  31 de julho de 2024, às 23:59h.


Data limite para comunicação da decisão da Comissão Científica: 10 de setembro de 2024, às 23:59h.


Em caso de dúvida, deve contactar-nos para geral@apsat.pt, expondo a situação, previamente à submissão do resumo.


Comunicações orais

A anunciar em breve.

Pósteres

A anunciar em breve.

Publicação dos resumos em livro de atas

A anunciar em breve.

Contactos

Contacto para assuntos relacionados com inscrições no congresso: apsatinscricoes@gmail.com

Contacto para outros assuntos: geral@apsat.pt

Redes sociais

Clique aqui para aceder à nossa página no Facebook.

Clique aqui para aceder à nossa página no Instagram.

Politica de privacidade

Os dados pessoais facultados na plataforma de inscrição e na plataforma de submissão de resumos serão usados exclusivamente para este evento e não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou a qualquer outra entidade, seguindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Os dados pessoais serão tratados exclusivamente pela ASPAT e serão utilizados na solicitação de qualquer informação ou contato única e exclusivamente no âmbito da relação entre esta organização e os participantes no evento.

Os dados serão conservados de forma a permitir a identificação dos titulares até que por vontade própria queira cancelar os seus dados pessoais, devendo fazê-lo através do e-mail geral@apsat.pt, ao cuidado da presidente da APSAT, Maria Luís Domingues.


Este site utiliza cookies do Google para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.