Destaque:
Inscrição no III Congresso de Urgência e Emergência do Alto Tâmega e Barroso - Quando o (In)Esperado Acontece
Destaque:
Inscrição no III Congresso de Urgência e Emergência do Alto Tâmega e Barroso - Quando o (In)Esperado Acontece
É com enorme satisfação que vos convidamos a participar no III Congresso de Urgência e Emergência do Alto Tâmega e Barroso – Quando o (In)Esperado Acontece. Este evento de destaque realizar-se-á na pitoresca cidade de Chaves, no dia 19 de setembro de 2025, continuando a trajetória de sucesso e excelência estabelecida nas edições anteriores.
Este congresso é dedicado a fomentar o intercâmbio e a atualização de conhecimentos, abordando temas de máxima relevância e atualidade na área de urgência e emergência. Será, mais uma vez, um espaço privilegiado para reconhecer e valorizar o papel fundamental das diversas categorias profissionais que, diariamente, atuam em cenários críticos. Para isso, contaremos com palestrantes conceituados, cuja experiência e saber garantirão momentos de aprendizagem enriquecedores.
O programa científico deste ano promete ser abrangente e dinâmico, contemplando áreas essenciais como urgência/emergência. Adicionalmente, os participantes poderão beneficiar de cursos pré-congresso, mesas redondas interativas, simpósios especializados e análise detalhada de casos clínicos. Estas atividades visam proporcionar uma experiência imersiva, promovendo um verdadeiro ambiente de troca de saberes e construção de conhecimento.
Estamos confiantes de que este congresso será um marco significativo, promovendo o diálogo, a inovação e a excelência na prática clínica. Junte-se a nós neste evento imperdível e venha contribuir para o avanço contínuo no cuidado ao doente crítico. Aguardamos a sua presença!
19 de Setembro de 2025
Auditorio em Chaves a defenir...
Data e horário de realização dos cursos:
Quarta-feira - 17/09/2025
Curso pré-congresso (duração 7 horas):
09:00h - 17:30h - Curso Suporte Básico de Vida com DAE (pausa para almoço das 12:30h às 14:00h)
Quinta-feira - 18/09/2025
Cursos pré-congresso (duração 4 horas):
Curso 1 - 09:00h - 13:00h - Acessos Intra-ósseos
Curso 2 -14:30h - 18:30h - Acessos Intra-ósseos
Sexta-feira - 19/09/2025 (ver programa completo - clicar aqui) - PROVISÓRIO
08:00 – ABERTURA DO SECRETARIADO
08:30 – COMUNICAÇÕES ORAIS
09:00 – SESSÃO ABERTURA
09:30 – CASOS CLÍNICOS DESAFIADORES EM PEDIATRIA
10:15 – CUIDADOS PALIATIVOS NO SERVIÇO DE URGÊNCIA
10:45 – COFFEE BREAK
11:15 – AJUDEM-ME, NÃO CONSIGO RESPIRAR…
12:15 – TOMADA DE DECISÃO EM TRAUMA
13:00 – ALMOÇO
14:30 – CORAÇÃO SOB PRESSÃO
15:30 – D- DISFUNÇÃO NEUROLÓGICA
16:30 – COFFE BREAK
16:45 – PCR INTRA HOSPITALAR
17:45 – ENTREGA DE PRÉMIOS, ENCERRAMENTO
20:00h – JANTAR
Médicos, enfermeiros, técnicos de emergência pré-hospitalar, bombeiros e outros profissionais de saúde
O valor da inscrição apenas no congresso é de 35€, se o pagamento for efetuado até às 23:59h de dia 31/07/2025.
O valor da inscrição apenas no congresso é de 45€, se o pagamento for efetuado depois das 23:59h de dia 31/07/2025.
O valor do pagamento deve incluir a inscrição no jantar, caso a tenha realizado.
O pagamento deve ser efetuado depois de realizar a inscrição, por transferência bancária, com o envio do comprovativo por e-mail para apsatinscricoes@gmail.com, mencionando o nome completo do inscrito.
Dados para transferência:
NIB: 0036 01639 9100 0685 4902
IBAN: PT50 0036 01639 9100 0685 4902
Receberá, alguns dias depois, a validação da inscrição.
Não serão emitidos reembolsos dos valores pagos, salvo em situações, de excepção, previstas na lei.
A certificação de presença no congresso será efetuada pelo Centro de Formação da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A certificação de presença nos cursos pré-congresso será da responsabilidade das entidades que os vão realizar.
Ana Maria Carvalho
Ana Maldonado
Ana Rodrigues de Carvalho
Anabela Pimenta
Ana Rita Magalhães
Carla Barroso
Carlos Chaves
Cristiana Sousa
Daniela Azevedo
Fátima Peixoto
Isabel Rodrigues
Jose Carlos Lage
Maria Elisabete Reis
Maria Luís Domingues
Maria Lurdes Santos
Miguel Dias
Mónica Chaves
Nuno Pires
Pedro Almeida
Sara Ribeiro
Sofia Bernardino
Ana Rodrigues de Carvalho
Anabela Pimenta
Carla Barroso
Cristiana Sousa
Fernanda Queiroga
Maria Elisabete Reis
Maria Luís Domingues
Marta Rodrigues
Miguel Dias
Nuno Pires
José Lage
Olívia Cardoso
Sandra Tavares
Sara Ribeiro
Sofia Bernardino
Teresa Magalhães
Limitada ao número de lugares do auditório.
Os resumos devem ser submetidos através da resposta ao questionário (clica aqui)
Pode consultar, seguidamente, as condições gerais sobre a submissão dos resumos.
Condições obrigatórias e cumulativas para submissão de resumo:
1. O tema é referente à urgência/emergência.
2. O resumo é original.
3. O resumo está redigido em português.
4. O resumo não se encontra publicado ou em apreciação, na íntegra ou em partes, em outro evento científico, revista científica, livro de atas ou capítulo de livro.
5. O texto do resumo não tem plágio e cumpre com as regras de referenciação e citação.
6. O resumo descreve com precisão o cumprimento de todos os aspetos ético-legais para realização da investigação.
7. Não haverá direito a revisão do resumo por parte do(s) autor(es) depois da submissão do mesmo.
8. Compete à comissão científica a decisão da devolução dos resumos para correções pontuais.
9. O(s) autor(es) será(ão) notificado(s) por e-mail da aceitação ou recusa do resumo para envio à Comissão Científica, da aceitação ou não aceitação pela Comissão Científica e do tipo de aceitação (para comunicação oral ou póster).
10. Caso o resumo seja aceite (para comunicação oral ou póster), o(s) autor(es) declara(m) aceitar a publicação do resumo em livro de atas (em formato eletrónico com atribuição de ISBN), que será publicado em https://www.apsat.pt.
11. Caso seja aceite a apresentação de comunicação livre ou póster, o(s) autor(es) declara(m) aceitar a elaboração da comunicação oral ou póster de acordo com template a fornecer pela organização.
12. Caso seja aceite a apresentação de póster, o(s) autor(es) declara(m) aceitar a publicação do póster na página https://www.apsat.pt.
13. Todos os autores têm que estar inscritos e ter a inscrição validada à data de submissão do presente resumo.
14. Os autores que sejam palestrantes convidados do presente evento estão dispensados do previsto no ponto 13.
15. Na eventualidade dos autores pertencerem à comissão organizadora ou à comissão científica deste evento, o resumo não é candidato a prémio.
16. Podem integrar a elaboração do resumo um máximo de 5 autores, não sendo permitido a submissão de resumos em nome de pessoa coletiva (entenda-se associações, ordens profissionais e outras entidades similares).
17. A todos os autores será emitida declaração de elaboração de resumo.
Data limite para submissão de resumos: 20 de agosto de 2025, às 23:59h.
Data limite para comunicação da decisão da Comissão Científica: 10 de setembro de 2025, às 23:59h.
Em caso de dúvida, deve contactar-nos para geral@apsat.pt, expondo a situação, previamente à submissão do resumo.
Os dados pessoais facultados na plataforma de inscrição e na plataforma de submissão de resumos serão usados exclusivamente para este evento e não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou a qualquer outra entidade, seguindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados.
Os dados pessoais serão tratados exclusivamente pela ASPAT e serão utilizados na solicitação de qualquer informação ou contato única e exclusivamente no âmbito da relação entre esta organização e os participantes no evento.
Os dados serão conservados de forma a permitir a identificação dos titulares até que por vontade própria queira cancelar os seus dados pessoais, devendo fazê-lo através do e-mail geral@apsat.pt, ao cuidado da presidente da APSAT, Maria Luís Domingues.
Este site utiliza cookies do Google para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.